Batismo nas águas 2 – Eu fui batizado quando era nenê

Algumas pessoas dizem: “Mas eu já fui batizado quando era nenê. Preciso passar pelo batismo nas águas?”

Jesus disse: “Quem crer e for batizado será salvo”. Ele não disse apenas “Quem for batizado” mas “Quem crer e for batizado”. Note que primeiro a pessoa precisa crer, para depois se batizar. Um recém-nascido não possui a capacidade de crer, nem tem pecados para se arrepender.

Batismo nas águas e batismo de nenê. O que é o correto?

Batismo de uma criança. Um recém-nascido não possui a capacidade de crer, nem tem pecados para se arrepender.
(*imagem meramente ilustrativa)

Jesus passou pelo batismo nas águas ou outro tipo de batismo quando era criança?

Quando Jesus era nenê, Ele não foi batizado, mais apresentado no templo por um velho chamado Simeão, que O tomou nos seus braços e O abençoou.

“E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.
E, cumprindo-se os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor.” Lucas 2:21-22

É somente depois de grande, sabendo a diferença entre o bem e o mal, que uma pessoa pode ser batizada para a salvação da sua alma.

*Esta é a segunda mensagem de um grande estudo sobre batismo e foi retirada de um folheto explicativo distribuído na Comunidade Cristã Paz e Vida.

* O batismo de Jesus só ocorreu quando Ele completou 30 anos. Quando criança ele foi somente apresentado ao Senhor. Nós aprendemos isto no primeiro post da série Batismo nas águas.

Se a criança falecer sem batizar, morre pagã e vai para o limbo?

O batismo de bebês não existe no Evangelho e nunca foi ordenado por Jesus ou praticado pelos Apóstolos. O argumento de que “se a criança falecer sem batizar, morre pagã e vai para o limbo” não tem respaldo e ainda contraria a Palavra de Deus. Jesus disse: “das criancinhas é o Reino de Deus” (Mc 10:14). Somente depois de adulta, sabendo a diferença entre o Bem e o Mal, tendo a capacidade de crer e se arrepender, é que uma pessoa pode ser batizada.

O que aprendemos sobre o batismo nas águas e o batismo de crianças?

Como vimos neste segundo post sobre batismo, a pessoa deve crer primeiro e se batizar em seguida, sendo assim somente após ter condições de crer a pessoa pode se batizar. Se você lê este post neste momento, certamente já está em condições de crer e tomar esta grande decisão para a salvação de sua alma.

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
Marcos 16:16

Tome esta decisão e se batize nas águas o mais rápido possível.

Quero ser batizado o que eu faço?

Procure hoje mesmo uma igreja evangélica mais próxima de sua casa e peça pelo batismo nas águas, com toda certeza lá terá um homem de Deus te esperando de braços abertos para te auxiliar neste grande passo em direção a salvação de sua alma.

Você foi batizado quando era nenê? Creu quando isso ocorreu? Deixe um comentários sobre a sua experiência.

Julio Victorio

Julio Victório é estudante de teologia na Escola Superior de Teologia Juanribe Pagliarin, professor de escola bíblica, obreiro na Igreja Batista Renovada em Família em Bangu, pregador da Palavra de Deus, blogueiro e ama escrever e falar do amor de Deus.

Latest posts by Julio Victorio (see all)